Casarão 17, Ponto Turístico de Salvador

10 monumentos para visitar no Pelourinho e região

Monumento da Cruz Caída - Wikimedia Commons Autor: Alexius

Você deve estar se perguntando: mas por que eu visitaria um monumento? Pois bem, agora você entenderá a razão. Os monumentos são obras grandiosas, criadas pelo ser humano, que têm o objetivo bem específico, de preservar a memória acerca de uma pessoa, tema ou afim. Assim, os monumentos guardam relação direta com a memória de um povo, eles são carregados de história. Por isso, nesse artigo, te apresentaremos 10 momentos para visitar no Pelourinho. Além disso, te contaremos um pouco sobre cada um deles, para você compreender a importância e significado deles.

Um pouco mais sobre os monumentos

Como já adiantamos no início desse artigo, os monumentos são repletos de história e de significado. A construção de uma obra dessa magnitude, portanto, é feita para que ela perdure no tempo, que faça passar por gerações o seu simbolismo. Normalmente são obras gigantescas justamente para que sejam vistas, para chamar a atenção da pessoa que passa pelo local.

Os monumentos guardam lembranças variadas. Por exemplo, podem ser levantados para marcar algum momento histórico marcante. Ou, ainda, para celebrar alguma data ou acontecimento festivo. Além disso, há monumentos que homenageiam personagens e outros mais simbólicos, cuja importância está em quem o construiu.

Há vários tipos, tamanhos e formatos de monumentos, porém alguns são mais comuns, como as estátuas, os obeliscos e os bustos. Enquanto a estátua traz o corpo inteiro de alguém, o busto apresenta a parte superior, ombro acima. Os obeliscos, por sua vez, relembram algum marco histórico. Fato é que todos possuem um sentido político e passam mensagens.

Então, conseguiu compreender por que é tão interessante conhecer os monumentos para visitar no Pelourinho? Assim, ao chegar no Centro Histórico de Salvador, não deixe de registrar essas obras, que são cheias de significado e simbolismo.

Monumentos importantes para visitar no Pelourinho

Em toda a região do Centro Histórico de Salvador, há diversos monumentos, cada um guarda uma parte especial da história da capital baiana. Vamos conhecê-los a partir de agora.

1. Monumento da Cruz Caída é o mais importante monumento no Pelourinho

Monumento da Cruz Caída - Wikimedia Commons Autor: Alexius

Monumento da Cruz Caída – Wikimedia Commons Autor: Alexius

A Cruz Caída foi inaugurada em 1999, para homenagear um momento histórico marcante, mas lamentável, que foi a demolição da antiga Igreja da Sé, ocorrida em 1933. A igreja havia sido construída em 1553.

O belíssimo monumento da Cruz Caída leva a assinatura do talentoso artista plástico baiano, Mário Cravo. A estrutura é uma homenagem à arquitetura grandiosa da antiga Primacial do Brasil, com seus 12 metros de altura.

Para completar, a praça onde está instalado o monumento da Cruz Caída propicia uma linda vista da Baía de Todos-os-Santos. Esse é, sem dúvidas, um dos mais lindos monumentos para visitar no Pelourinho.

>> Clique aqui e veja como chegar!

2. Estátua Zumbi dos Palmares está entre monumentos de destaque para visitar

Zumbi dos Palmares foi líder de um dos mais representativos Quilombos de todo o Brasil do período colonial, o Quilombo dos Palmares, marco de resistência negra contra a escravidão.

Ele morreu assassinado, em 20 de novembro de 1695, depois de ter seu esconderijo revelado por um de seus companheiros. Zumbi foi pego em uma emboscada, e sua cabeça foi decepada e apresentada publicamente.

O monumento, portanto, é justamente uma homenagem histórica a esse importante líder. Assim, é um dos importantes monumentos para visitar no Pelourinho. A escultura assinada pela artista plástica Márcia Magno possui 2,2 metros e 300 quilos.

>> Clique aqui e veja como chegar!

3. Estátua Dom Pedro Fernandes Sardinha

Estátua Dom Pedro Fernandes Sardinha - Wikimedia Commons Autor: Andrevruas

Estátua Dom Pedro Fernandes Sardinha – Wikimedia Commons Autor: Andrevruas

O sacerdote português Dom Pedro Fernandes Sardinha foi o primeiro bispo do Brasil. Mais conhecido como Pedro Sardinha, ele desembarcou na capital baiana em 1551.

Segundo os registros históricos, Pedro Sardinha e seus companheiros sofreram um naufrágio em 1556, na região onde hoje está a cidade pernambucana de Coruripe. O bispo e seus companheiros foram capturados por índios Caetés e devorados.

A obra, inaugurada em 1944, é assinada pelo artista plástico italiano, Pasquale de Chirico. Ela está entre os principais monumentos para visitar no Centro Histórico, sobretudo pela sua história.

>> Clique aqui e veja como chegar!

4. Monumento J. J. Seabra:

Monumento J. J. Seabra - Wikimedia Commons Autor: Ajmcbarreto

Monumento J. J. Seabra – Wikimedia Commons Autor: Ajmcbarreto

O político e jurista baiano José Joaquim Seabra participou da promulgação das primeiras duas constituições republicanas do Brasil, datadas de 1891 e 1934. Além disso, ele foi governador da Bahia em dois períodos distintos: 1912/1916 e 1920/1924.

Diversos momentos históricos de Salvador estão ligados ao jurista, por isso o monumento construído. Por exemplo, seu nome está associado ao bombardeio de Salvador (1912), à reforma urbana que abriu a Avenida Sete de Setembro.

Além disso, seu nome também está por trás de algumas demolições históricas, como a da Igreja de São Pedro e a da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda. e

O monumento é composto por uma construção com blocos de granito, quatro ordens de degraus em sua base, pirâmide central e de dois pedestais retangulares. Sobre os pedestais está a estátua do jurista baiano, além de uma imagem feminina com simbologia à democracia, feitos em bronze com tamanho natural.

>> Clique aqui e veja como chegar!

5. Monumento para visitar: Padre Manoel da Nóbrega

Padre Manuel da Nóbrega fundou a missão da Companhia de Jesus no Brasil. Ademais, ele é responsável pela construção da primeira igreja dos jesuítas. a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda.

O monumento em sua homenagem é formado por um busto de bronze no topo de um pedestal de granito. Na parte inferior, há a reprodução da imagem de uma índia em posição semi-ajoelhada e braços cruzados no peito, abraçando uma cruz. Simboliza, portanto, uma índia catequizada.

O monumento foi inaugurado em celebração pela Companhia de Jesus e presença dos padres jesuítas no Estado da Bahia. Inicialmente instalado no Terreiro de Jesus, ele foi posteriormente relocado para a Rua da Ajuda, posicionado em frente ao Adro da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, no Centro Histórico.

Assinam a obra o italiano Pasquale De Chirico e o brasileiro Ismael de Barros.

>> Clique aqui e veja como chegar!

6. Gandhi Andante tem importância mundial

O momento foi uma doação do Governo da Índia para Salvador, em outubro de 2020. É uma homenagem ao pacifista indiano, Mahatma Gandhi e apresenta a simulação do líder caminhando.

Embora não faça referência direta à história de Salvador, o monumento representa a luta pela paz mundial. Inclusive existem em vários lugares do mundo monumentos do Gandhi Andante. Por exemplo, é possível encontrá-lo em Budapeste, Moscow, Nova Iorque, Washington, São Francisco e Nova Déli.

Assim, é um importante monumento localizado no Centro Histórico de Salvador, que merece uma visita. Portanto, não deixe de visitá-lo quando estiver em Salvador. Assinada pelo artista Gautam Pal, a obra esculpida em bronze possui 1,94 metros e cerca de 400 quilos.

>> Clique aqui e veja como chegar!

7. Monumento Batalha de Riachuelo

Um dos monumentos que merecem sua visita presta homenagem à Batalha de Riachuelo, porque a maioria dos importantes heróis relacionados à Batalha do Riachuelo eram baianos. Então, a Associação Comercial da Bahia (1811), por meio de seus empresários, decidiram erguer o monumento, que foi inaugurado em 1874.

A imagem do Anjo da Vitória foi construída em estilo neoclássico, utilizando mármore, bronze e ferro fundido. São 23 metros de altura, com projeto do baiano João Francisco Lopes Rodrigues. A coluna central da escultura traz a relação das batalhas da Guerra do Paraguai, além de um medalhão de bronze com imagens das armas do império.

>> Clique aqui e veja como chegar!

8. Monumento da Cruz do Pascoal

Monumento da Cruz do Pascoal - Wikimedia Commons Author: Paul R. Burley

Monumento da Cruz do Pascoal – Wikimedia Commons Author: Paul R. Burley

Situado no bairro do Santo Antônio Além do Carmo, o Oratório da Cruz do Pascoal é considerado um dos mais antigos monumentos da capital baiana, pois foi erguido em 1743.

Está localizado no encontro de três ruas: do Carmo, Direita do Santo Antônio e dos Marchantes, cercado por imóveis seculares. Sua construção representa a devoção do português, Pascoal Marques de Almeida, morador do bairro, à Nossa Senhora do Pilar.

O pitoresco monumento revestido em azulejos portugueses é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Uma base quadrada sustenta a coluna lisa de oito lados em alvenaria. No topo, um nicho de quatro faces, uma delas com a imagem de Nossa Senhora do Pilar.

>> Clique aqui e veja como chegar!

9. Estátua de Gregório de Mattos é um dos principais monumentos para visitar no Pelourinho

Estátua de Gregório de Mattos - Wikimedia Commons Autor: Ajmcbarreto

Estátua de Gregório de Mattos – Wikimedia Commons Autor: Ajmcbarreto

A estátua em homenagem ao Boca do Inferno, Gregório de Mattos, está instalada na área externa do teatro que leva seu nome. O irreverente poeta ganhou uma escultura em fibra de vidro de autoria do artista baiano Tati Moreno. Ela possui tamanho real e, além disso, possui tecnologia de dispositivo de voz por aproximação.

Assim, quem se aproxima da escultura pode ouvir poemas de autoria de Gregório de Mattos, na voz do ator baiano Jackson Costa. A estátua foi inaugurada em 2018, para enaltecer esse grande nome da poesia local, que ganhou reconhecimento nacional, mas passou muito tempo sendo rechaçado pela crítica.

>> Clique aqui e veja como chegar!

10. Monumento a Castro Alves

Monumento a Castro Alves - Wikimedia Commons Autor: Paul R. Burley

Monumento a Castro Alves – Wikimedia Commons Autor: Paul R. Burley

Saindo da visita do monumento a Gregório de Mattos, é só atravessar a rua para apreciar mais um dos monumentos para visitar no Pelourinho e região. Outra maravilha da capital baiana, o monumento em homenagem ao poeta baiano Castro Alves foi inaugurado em 1923.

A altura total do monumento é de cerca de 11 metros. A estátua de Castro Alves fica no topo, em bronze, com 2,9 metros. Na frente, há ainda a escultura reproduzindo a imagem de um casal de escravos, simbolizando a luta do poeta pela abolição da escravatura.

A obra é do artista italiano Pasquale De Cihirico.

>> Clique aqui e veja como chegar!

Após os monumentos para visitar no Pelourinho, dê uma passadinha no Casarão 17

Por fim, após essa aula de história e cultura por meio dos monumentos no Pelourinho e região, nós te convidados para finalizar o dia no Casarão 17. e curtir as delícias do cardápio do Mariposa Restô.

Além disso, você pode subir ao primeiro andar para registrar a selfie mais charmosa do Pelourinho, direto de nossa varanda. Por fim, ainda dá para levar para casa um dos acessórios da loja Havaianas, que fica localizada em nosso prédio.

A marca mais famosa do Brasil oferece diversas opções para você andar estilo por aí, e é uma excelente opção para aquele presentinho especial.

Posts Relacionados