Fogueira, balão, quadrilha, fogos de artifício, milho assado, roupas quadriculadas, amendoim cozido, bolo de aipim e carimã. Quem é do Nordeste já sabe que o assunto aqui é São João, a mais tradicional festa da região. Mas apesar de hoje em dia a celebração estar associada a três santos católicos – Santo Antônio, São João e São Pedro -, ela tem origem pagã. Nesse artigo, você conhecerá um pouco mais sobre a tradição das festas juninas e sobre a programação do famoso São João no Pelourinho 2022.
O São João tem um clima todo especial. A sanfona, o triângulo, o cavaquinho e o reco-reco são os instrumentos musicais que dão o tom do forró, ritmo típico do período. Os festejos juninos são marcados por muitas manifestações culturais. Mas quais são elas? Vamos, então, conhecer algumas:
Quermesses
São as festas organizadas e realizadas pelas igrejas. Elas reúnem barracas com comidas típicas e brincadeiras. Além disso, normalmente têm um lado beneficente e movimentam a comunidade da região onde acontecem.
Quadrilha
É a dança mais popular das festas juninas, em que duplas formam um grupo e seguem uma coreografia animada. Os movimentos da dança, por sua vez, são todos conduzidos pela fala de um animador, que utiliza frases de efeito e engraçadas durante a apresentação.
Símbolos juninos
Especialmente, os símbolos mais comuns são os fogos de artifício, a fogueira, as bandeirinhas, as roupas quadriculadas e o balão. Olhar para o céu no São João tem um significado especial. Se não são os fogos estourando, são as bandeirolas enfeitando. Mas o certo é que o céu do São João tem um colorido diferente.
Brincadeiras:
A criançada também tem participação especial na festa junina, pois há brincadeiras feitas para elas. Por exemplo, o pau-de-sebo, em que é preciso escalar um tronco escorregadio para alcançar os brinquedos colocados em seu topo. No cabo de guerra, dois grupos disputam qual é o mais forte, cada um de uma lado da corda. Assim, a equipe que consegue puxar os adversários para seu lado é vencedora. Tem também o quebra-pote, em que a criança de olhos vendados tenta quebrar com um porrete um pote pendurado recheado de guloseimas e brindes. E tem muito mais.
São João no Pelourinho 2022: saiba como será
O Centro Histórico combina com o São João, porque é uma região que preserva a história de Salvador. Aliás, a região é sinônimo de preservação, tanto em relação à arquitetura, quando à história e cultura. Por isso, é um dos berços da comemoração das festas juninas na capital baiana. O São João no Pelourinho 2022 promete muitas atrações e animação, principalmente depois de dois anos sem acontecer o evento, por causa da pandemia do Coronavírus.
Para 2022, a programação junina no Pelourinho acontece entre os dias 16 e 26 de junho, com o tema “O São João da tradição está aqui”. A proposta em 2022 é fazer um resgate da tradição. Então, terá muitas brincadeiras, comidas típicas, quermesses, artesanatos, bandas, trios nordestinos, comidas típicas e uma linda decoração.
Preservar a cultura local, resgatar os costumes antigos e promover muita interação com o público está entre os objetivos do São João no Pelourinho 2022. As ações acontecerão por todo o Centro Histórico de Salvador, não apenas no Pelourinho. Então, vão desde a Praça da Sé até o Largo de Santo Antônio. A popularidade do São João e o seu poder de integrar comunidades será destacada na programação de 2022.
Estrutura do São João no Pelourinho 2022
Quem está planejando visitar o Centro Histórico no período do São João contará com uma imensa estrutura para receber os visitantes. Primeiramente, que toda a área terá uma decoração típica e iluminação especial.
Serão instalados coretos nas praças e largos de todo o Centro Histórico, além, claro do palco para os shows. Toda a área terá sinalização exclusiva, para facilitar a orientação, especialmente dos turistas.
As crianças terão uma central de brincadeiras especialmente criada para elas. Inclusive, por falar em crianças, os papais e mamães contarão com um fraldário para dar todo suporte à curtição dos menorezinhos.
Ademais, os visitantes contarão com barracas temáticas, feira de agricultura familiar, quermesse e até um setor de achados e perdidos. Além, claro, dos banheiros públicos espalhados pelo lugar.
O que acontece onde? Veja a programação das praças e largos
- Praça Municipal: será o início de tudo, com a montagem de um verdadeiro festival do interior. Várias prefeituras da Bahia montarão espaços para apresentar um pouco mais de suas culturas locais.
- Praça da Sé: a quermesse acontece nela, junto com a feira de agricultura familiar.
- Terreiro de Jesus: espaço destinado para as brincadeiras, a criança irá se divertir por lá.
- Cruzeiro de São Francisco: Terá um minipalco para os trios de forrós, apresentação de quadrilha, feira de artesanato e a famosa barraca do beijo.
- Largo do Pelourinho: música, gastronomia e cultura, numa parceria com a Fundação Casa de Jorge Amado.
- Escadaria do Passo: será sede de desafios de repente e de apresentações variadas.
- Cruz do Pascoal: os artistas locais terão um palco espacial por lá.
- Largos Teresa Batista, Pedro Arcanjo e Quincas Berro D´água: programações musicais muito especiais.
- Lago do Santo Antônio: assim como no Largo do Pelourinho, terá de tudo um pouco por lá. Ou seja: música, gastronomia e cultura.
Vai curtir o São João 2022 no Pelourinho? Dê uma passadinha aqui no Casarão 17
E se a sua programação junina incluir curtir os festejos juninos no Pelô, aproveite para dar uma passadinha aqui no Casarão 17. Daqui você poderá acompanhar a festa, já que estamos localizados no Terreiro de Jesus, ali bem pertinho, quase colado com o Cruzeiro de São Francisco.
No nosso espaço, você poderá se deliciar com a culinária do Mariposa Restô, poderá organizar um superpasseio turístico com o nosso carrinho elétrico. Além disso, temos uma loja da Havaianas, para você levar aquele presentinho especial ou entrar no estilo. E, por fim, você ainda poderá registrar a melhor selfie da janela do nosso primeiro andar, com o cenário do São João no Pelô.