O turismo em Salvador é cheio de encantos. São muitas opções de lazer, pois a cidade possui diversos pontos turísticos, praias maravilhosas, paisagens belíssimas, manifestações artísticas e muito mais. Além, claro além de um povo caloroso e receptivo. Por isso, para quem vai fazer turismo na capital baiana, escolher o roteiro é um desafio, especialmente se o tempo de passagem pela cidade for curto. Assim, vamos apresentar nesse artigo 5 motivos para incluir o Centro Histórico de Salvador na sua rota turística em Salvador. Você conhecerá a importância da região para a história da capital e do Brasil e entenderá por que você não pode deixar de incluir a área no seu roteiro.
1. Centro Histórico de Salvador é uma viagem pela história da Bahia e do Brasil
O Centro Histórico de Salvador foi palco de inúmeros eventos que marcaram a história do Brasil e da própria Bahia. Inclusive, a área é tombada pelo Iphan e também reconhecida pela Unesco como patrimônio da humanidade. A região é composta por muitas praças. largos, igrejas, instituições etc. Salvador foi a primeira capital colonial do Brasil, fundada em 1549. Além disso, é também considerada uma das mais antigas do Novo Mundo e um dos primeiros mercados de negociação de escravos de todo o continente. O Pelourinho é o símbolo maior do Centro Histórico, com suas casas coloridas e arquitetura diferenciada.
2. Riqueza arquitetônica do Centro Histórico de Salvador
Outra característica importante é que o Centro Histórico de Salvador reúne o maior conjunto arquitetônico colonial de toda a América Latina. São, portanto, inúmeros monumentos históricos levantados, em sua grande maioria, do século XVII ao século XX. Além disso, a região também reúne um dos mais abundantes conjuntos urbanos com origem portuguesa. Ou seja, são muitas praças, ruas, ladeiras e largos com traçados característicos da arquitetura portuguesa. Além disso, destaca-se também o estilo lusitano dos sobrados.
No total, o Centro Histórico de Salvador reúne mais de três mil imóveis datados dos séculos XVI a XIX. Os imóveis possuem finalidades diversas, como igrejas monumentais, museus, galerias, espaços culturais e sedes de órgãos públicos e estabelecimentos privados.
3. Centro efervescente de cultura e arte
O Centro Histórico de Salvador é um espaço efervescente de cultura e arte. Palco de uma cultura ímpar, com muitas influências afro-brasileiras, o espaço respira arte em cada esquina. São inúmeras manifestações culturais acontecendo simultaneamente em suas praças, largos e ruas. A grandeza cultural do Centro Histórico de Salvador, especialmente na região do Pelourinho, expressa toda a criatividade e originalidade do seu povo. As atrações acontecem durante todo o dia, é um lugar que você pode visitar pela manhã, à tarde ou à noite, sempre há o que aproveitar.
4. Fácil acesso ao Centro Histórico de Salvador
Toda a região do Centro Histórico de Salvador está em uma localização privilegiada, de fácil acesso aos turistas e visitantes. Portanto, além de o Pelourinho possuir estacionamento próprio, com mais de mil vagas, ainda há áreas de estacionamento em ruas próximas. Ademais, se o visitante preferir utilizar outros tipos de transporte, existe o transporte público e a opção de táxis e veículos por aplicativo. Todos deixam o turista em pleno Centro Histórico, sem qualquer dificuldade ou restrição de trânsito. Inclusive para os turistas que chegam por meio de cruzeiros, as embarcações ancoram já na Cidade Baixa, que integra a região.
De qualquer forma, o passeio pela área do Centro Histórico é prioritariamente feito a pé. No entanto, para aqueles que buscam um passeio otimizado, para visitar os principais pontos e economizar no tempo, há a opção de utilizar o serviço do carro elétrico, uma exclusividade do Casarão 17. O carrinho também é indicado para quem possui restrição de mobilidade, já que o percurso é feito todo em veículo motorizado, com conforto e segurança. O carro elétrico passa por 16 importantes pontos, com o acompanhamento de um guia que passará informações relevantes sobre cada estação. Além disso, há paradas estratégicas para fotografias e visitas.
5. Um dos mais importantes roteiros do turismo religioso do Brasil
Um adicional, para quem curte explorar o turismo religioso, é que a região do Centro Histórico de Salvador é uma das principais rotas do turismo religioso em todo o Brasil. Quando o assunto é região Nordeste, a Bahia assume um papel de destaque, sendo o principal estado para o turismo religioso. Importante recordar que a capital baiana nasceu como uma extensão de Portugal, foi inclusive a primeira capital do Brasil. Portanto, toda a força que a religião exercia em terras lusitanas foi transferida para a Bahia. As igrejas imponentes eram, inclusive, uma demonstração de poder. Portanto, em toda a região do Centro Histórico, é enorme a quantidade de igrejas e templos religiosos, que fazem parte da própria história da cidade.