O turismo religioso em Salvador é bastante rico e diversificado e está nos sonhos de qualquer pessoa que aprecie esse tipo de roteiro. Afinal de contas, a capital baiana reúne mais de 370 templos religiosos, demonstrando a dimensão que o tema ocupa na vida dos soteropolitanos. Muito além da religião, os atrativos relacionados ao turismo religioso na cidade de Salvador estão também atrelados às questões históricas e culturais.
E mais, também há uma relação estreita com o patrimônio arquitetônico da cidade. Para quem busca programações especiais acerca do turismo religioso, o Centro Histórico de Salvador e o Pelourinho guardam inúmeras opções nesse sentido. São mais de 20 igrejas espalhadas na região, a maioria delas com fortes laços com a história da cidade. Então, se você planeja fazer turismo religioso na capital baiana, precisa incluir a região, vamos te mostrar o que você encontra por lá.
O que é turismo religioso?
Turismo religioso é um segmento específico dentro do mercado turístico, que está diretamente relacionado às visitas e passeios conectados com motivos religiosos ou com a fé das pessoas. Mas há também aqueles indivíduos que investem nesse tipo de atração apenas por curiosidade ou pelo interesse histórico, arquitetônico e cultural da região.
Os últimos números divulgados relativos ao turismo religioso na Bahia, por exemplo, indicam que, a cada ano, aproximadamente 5 milhões de pessoas visitam o estado com esse objetivo. No Brasil, o segmento voltado ao público interessado na religião católica movimenta cerca de 50 milhões de pessoas no mesmo período, que promovem um incremento econômico em torno de R$ 22 bilhões.
E se considerarmos os dados mundiais, as estimativas apontam que são mais de 300 milhões de turistas em busca de viagens com cunho religioso. Ou seja, números bem significativos giram em torno do setor.
Por que fazer turismo religioso em Salvador?
O estado da Bahia é considerado o principal centro do turismo religioso do Nordeste. Além da capital, algumas cidades ganham destaque no setor, por exemplo, Bom Jesus da Lapa, Cachoeira, Dias D´ávila, Candeias e Serrinha. O turismo religioso em Salvador apresenta diferenciais, porque a cidade é cercada de tradições, eventos, festas e celebrações ligados à religião. Além disso, a religião está totalmente conectada com a história de Salvador.
Afinal, a capital baiana foi construída como uma extensão de Portugal por aqui, trazendo toda a força que a religião exercia por lá àquela época. Muitos desses templos seculares foram, inclusive, financiados pela elite portuguesa, porque era uma maneira de demonstrar poder.
Além disso, por se tratar de um setor que movimenta a economia da cidade, existe um cuidado com a conversação desse patrimônio. Assim, frequentemente há reformas de fachadas, revitalização de áreas internas e externas. Ou seja, há um investimento do poder público e de particulares no segmento, para incrementar o setor e atrair cada vez mais visitantes. Por outro lado, há a contrapartida, pois os turistas acabam gerando receitas e empregos à cidade.
O que encontrar no Pelourinho em relação ao turismo religioso em Salvador?
O Pelourinho, aliás, de forma mais ampla, o Centro Histórico da capital baiana é considerado um polo bastante rico do turismo religioso em Salvador. A região concentra uma quantidade significativa de igrejas que fazem parte da história da cidade. Além disso, alguns templos são seculares e possuem características arquitetônicas peculiares, que merecem realmente uma visita.
Abaixo seguem algumas opções de igrejas para incluir no roteiro do turismo religioso de Salvador.
Catedral Basílica de Salvador
Começou a ser construída em 1657, e foram 18 anos até a conclusão das obras. Possui importante acervo da arte sacra, especialmente seus 30 bustos relicários.
Ela é a sede do arcebispo primaz do Brasil e possui 13 altares folheados a ouro. Sua nave possui a inscrição em latim IHS, que significa “Jesus Salvador da Humanidade”.
Possui valor histórico inestimável, com telas de artistas seiscentistas, móveis diversos em jacarandá, além de objetos em ouro e prata.
Endereço: Largo Terreiro de Jesus, Pelourinho – Salvador/BA
Igreja Nossa Senhora da Ajuda
Localizada próxima à entrada do Pelourinho, a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda possui decoração com pinturas. A imagem de Nossa Senhora d’Ajuda que fica no altar teria sido trazida de Portugal, em 1549, pela esquadra de Tomé de Souza em 1549.
O Padre Antônio Vieira proferiu sermões no púlpito que hoje mantém-se preservado na parede esquerda do templo religioso. Um vitral francês colorido no teto guarda a belíssima imagem de Nossa Senhora da Misericórdia.
Endereço: Rua da Ajuda. Comércio, Salvador.
Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo – Ordem Primeira
Possui estilo neoclássico, datada do início do século XVIII. O Convento é o maior do mundo da Ordem Carmelita, com dois claustros e 80 celas.
A sacristia é belíssima, com obras de talha dourada, e mundialmente famosa. Uma das imagens, de Nossa Senhora, é assinado por um dos mais renomados escultores do Brasil, Chagas, o Cabra.
Altar e sacrário são feitos de prata.
Endereço: Rua do Carmo – Santo Antônio Além do Carmo.
Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia
Construída em 1549, é uma das igrejas mais antigas de Salvador. O projeto atual data de 1739, com estilo barroco e uso de pedras de Lioz de procedência portuguesa. O piso tem formato de estrela, em mármore e bicolor, em tons vermelho e branco.
Quadros expressivos em molduras de madeira estão colocados em cima das padieiras. As linhas em estilo rococó são de 1760. Um pátio com chafariz está logo ao final do corredor esquerdo, onde há uma bela e larga escada de mármore.
Endereço: Rua da Conceição da Praia, s/nº, Comércio.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
A história da igreja está totalmente conectada com a diáspora negra. Há uma missa, inclusive, que preserva características e elementos da cultura africana, por exemplo, cantorias, danças e o som dos atabaques. A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos foi fundada em 1685, e em 1899 ascendeu à categoria de Ordem Terceira. A associação é descrita no livro “Irmandade do Rosário dos Pretos – Quatro séculos de devoção” como religiosa, sem fins lucrativos, formada por católicos de cor negra de que praticam os mandamentos de Deus e da igreja.
Sua construção durou quase um século, porque os irmãos não possuíam condição financeira para custear a obra e doavam a própria mão de obra nos momentos em que estavam em suas horas de folga. A igreja possui nave central com corredores laterais. Em seu interior, os azulejos portugueses seculares sobre a devoção à Nossa Senhora do Rosário de Lisboa e à vida de São Domingos ganham destaque.
Outras igrejas no Centro Histórico que integram o roteiro do turismo religioso em Salvador
Igreja e Convento de Santa Teresa
Capela de São Pedro Gonçalves – Irmandade de São José do Corpo
Igreja de São Miguel
Igreja e Convento dos Perdões
Venerável Ordem 3ª de Nossa Senhora do Carmo
Paróquia do Pilar e Santa Luzia
Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão (f
Igreja da Misericórdia – Santa Casa de Misericórdia (fechado devi
Basílica de São Sebastião – Mosteiro de São Bento
Igreja e Museu da Ordem Terceira de São Francisco
Igreja de São Pedro dos Clérigos
Venerável Ordem Terceira São Domingos Gusmão
Igreja e Convento de São Francisco – Ordem Primeira
Paróquia de Santo Antônio Além do Carmo
Paróquia do Santíssimo Sacramento e Sant’Ana
Igreja Santíssimo Sacramento do Passo
O que fazer após curtir o turismo religioso no Centro Histórico
Depois de aproveitar um passeio completo pelas igrejas e templos históricos e seculares do Centro Histórico de Salvador, convidamos você a aproveitar o final do dia no Casarão 17. Dá para degustar as delícias do cardápio do Mariposa Restô e dar uma passadinha na Loja das Havaianas para garantir aquela lembrancinha linda.
Por fim, não deixe de fazer o registro da sua selfie no primeiro andar do nosso Casarão, que conta com a varanda mais instagramável do Centro Histórico. Você vai garantir uma belíssima foto conectada com o turismo religioso em Salvador, pois de cenário você poderá escolher Catedral Basílica Primacial de Salvador ou a Igreja e Convento de São Francisco.